Programa Cooperação Circular


Projeto doará 30 toneladas de adubo para agricultores locais

A siderúrgica Ternium, em parceria com a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) e a Organosolo, doará 30toneladas de adubo orgânico desenvolvido a partir de resíduos gerados nas atividades industriais da Ternium para agricultores familiares de Santa Cruz e Itaguaí. A iniciativa faz parte do programa “Cooperação Circular”, que tem o apoio da EMATER-RIO, do Governo do Estado do Rio.

O programa, lançado hoje (8/3) com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinícius Farah, é uma ação alinhada à agenda Rio2030 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Nesse primeiro projeto piloto a Organosolo doará 2.500 kg de adubo por mês para disponibilizar aos agricultores de Santa Cruz e Itaguaí, em contrapartida, a Ternium doará à Organosolo 400 toneladas/mês de Cal Hidratada de FGD para desenvolvimento de novos produtos agrícolas. *O Memorando de Entendimento entre as partes entre prazo de vigência de 12 meses.

"Nosso objetivo, no futuro, é envolver mais empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz nesse processo, ampliando a distribuição de resíduos e coprodutos industriais, em benefício da comunidade local. Queremos ser protagonistas em iniciativas de economia circular na região", afirma a presidente da AEDIN e Gerente de Relações com a Comunidade da Ternium, Fernanda Candeias. A AEDIN conta com 14 empresas no Distrito Industrial de Santa Cruz, como a Ternium, a Gerdau e a Casa da Moeda.

"Na Ternium, desenvolvemos continuamente estratégias para maximizar o uso de coprodutos e reduzir a geração de resíduos. A importância do uso de coprodutos como alternativas sustentáveis são fundamentais para a promoção da economia circular na cadeia de valor do aço", destaca a Gerente de Meio Ambiente da Ternium, Pamela Reis.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Vinicius Farah, elogiou a iniciativa:"A Ternium reúne, em uma só ação, um conceito moderno, que é o de crescimento econômico circular, o uso sustentável de recursos naturais, com foco na redução de resíduos e poluição, o desenvolvimento econômico local e a transformação positiva na vida das pessoas. Iniciativas como essa estão completamente alinhadas ao Rio de Janeiro que o Governo do Estado vem consolidando nos últimos meses", disse.

Os sacos de adubo serão então entregues pela AEDIN a agricultores de hortas comunitárias na região de Santa Cruz, onde a Ternium mantém o seu centro industrial, que emprega cerca de 8 mil trabalhadores.