Projetos

Aumento da escolaridade

Oferece aos trabalhadores das Empresas do Distrito Industrial e da Comunidade, educação fundamental e intermediária. Os trabalhadores participam de cursos semi-individualizados desenvolvidos especialmente para pessoas que trabalham em turnos de revezamento e que por este motivo não conseguem acompanhar o ritmo e horário de cursos regulares.


Coordenação: AEDIN
Levantamento: SENAI

Cooperativas

Estimula a solidariedade entre os trabalhadores e sobretudo facilita a criação de novas oportunidades de trabalho.

A AEDIN estabeleceu uma acordo entre as empresas para apoiar, em conjunto com o Município ou Estado, a “incubação” de cooperativas que venham a ser formadas por ex-empregados do Distrito Industrial e que representem oportunidades de redução de custos para as empresas.

Coordenação: AEDIN
Levantamento: Quando surgir a oportunidade

Formação Profissional

Diretamente ligado ao aumento da escolaridade, este programa promove cursos de capacitação profissional para os trabalhadores do Distrito Industrial e da Comunidade, através de convênios firmados pela AEDIN com o SENAI e com a ESCOLA TÉCNICA DE SANTA CRUZ.

O programa capacita profissionais para trabalharem principalmente nos segmentos que formam o mercado de trabalho do D.I. e da Região.

Os convênios permitem a participação das empresas na definição dos conteúdos programáticos dos cursos.

Coordenação: AEDIN
Levantamento: SENAI e ESCOLA TÉCNICA DE SANTA CRUZ

Infra-estrutura (Utilidades)

Oferece às empresas a oportunidade de evitar grandes investimentos em estações de tratamento de resíduos industriais/esgoto, captação de água, etc., através do compartilhamento das capacidades ociosas/excedentes já instaladas nas empresas do Distrito.

Coordenação: AEDIN
Levantamento: Comissão Manutenção/Engenharia

Segurança e Medicina do Trabalho

Este programa prevê maior flexibilidade na Legislação Trabalhista, de forma que o D.I. possa ter Condomínio uma estrutura única de atendimento a todas as Empresas, no tocante ao PCMSO e PPRA, através do SESI, que contará com as instalações e estrutura fixa de profissionais no Distrito.

Coordenação: AEDIN
Levantamento: SESI
Data Proposta: FEV/99

Serviços

Permite às empresas integrarem suas atividades, visando compartilhar os serviços num esforço para minimizar custos e maximizar a competitividade.
As negociações dos serviços podem ser feitas com base no consumo total do Distrito, o que gera poder de barganha em função da forte diluição dos custos fixos dos fornecedores. Também faz parte desse programa a instalação de lojas de conveniência no D.I. , para fornecimento de insumos de uso geral, à serem definidos pelas Empresas.
Para levantar uma noção sobre ganhos, desenvolver propostas para os seguintes serviços:

Recrutamento e seleção

Prevê um melhor aproveitamento nas recolocações do pessoal com boa formação técnica, que venha a ser dispensado pelas Empresas do Distrito, em decorrência de reestruturações organizacionais. O programa vê na estrutura única de Recrutamento e Seleção a oportunidade de se ter um grande banco de dados a serviço de todas as empresas que agilizará o processo de reposição, reduzirá custos e provocará um intercâmbio maior entre as empresas.
Coordenação: AEDIN
Levantamento: ELLENCO

Cópias e Reproduções

Prevê uma significativa redução nos custos de cópias de documentos e desenhos, através da centralização dos grandes volumes num site à ser montado no Distrito. O ganho também será sentido no custo dos insumos e aluguéis de máquinas copiadoras. 
O volume diluirá o custo fixo de uma única estrutura de atendimento.
Coordenação: AEDIN
Levantamento: XEROX DO BRASIL

Outros serviços

Fica sob a responsabilidade da Diretoria da AEDIN levantar outros serviços que possam ser analisados a curto prazo, bem como definir as empresas que farão a coordenação dos levantamentos.

Trabalho para deficientes

Abre, aos portadores de deficiência física e mental da região, a oportunidade de participarem da Oficina de Integração ao mercado de trabalho, criada através de convênios firmados entre a AEDIN e a  FUNLAR/Prefeitura do Município do Rio de Janeiro.

Os serviços são realizados na própria FUNLAR de Campo Grande.
Estas Oficinas garantem ao deficiente o direito à cidadania, com a sua integração ao mercado de trabalho. Para as empresas o programa deixa, junto à Comunidade, uma imagem inequívoca de que os empresários estão preocupados com os aspectos sociais da Região.

Numa Região como a nossa, fragmentada e marcada por fortes desigualdades, é indispensável implementar programas positivos em favor dos grupos que enfrentam mais dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

Coordenação: AEDIN
Levantamento: FUNLAR

Transporte Coletivo

Objetiva analisar, em conjunto com as autoridades responsáveis e com empresários do segmento de Transporte Urbano, alternativas que possam atender as necessidades das empresas do Distrito Industrial e adjacências, uma vem que existem projeções importantes de crescimento de usuários, com as instalações definitivas do Centro de Ensino Integral de Santa Cruz e do Porto de Sepetiba. Com os investimentos acordados na concessão da exploração do Transporte Ferroviário, pela iniciativa privada, a análise desta opção ganhou importância no projeto.

Coordenação: AEDIN
Levantamento: TRANSURB/FLUMITRENS