Sustentabilidade

ECOPOLO

Propostas para gestão ambiental compartilhada na AEDIN - Distrito Industrial de Santa Cruz

Inicialmente, a implantação do Ecopolo do Distrito Industrial de Santa Cruz concentrou-se na aproximação e adesão das empresas participantes à idéia básica de agir de forma conjunta com referência às questões ambientais, tão comum a todos no distrito. Essa idéia básica, resumida neste relatório, era apresentar o atual estágio de gestão ambiental das empresas, com objetivo de criar uma base de dados conhecida e que pudesse orientar na condução de proposta de ação conjunta.

Neste processo de autoconhecimento, foram levantadas e discutidas diversas questões que interessam e motivam o desenvolvimento em uma gestão compartilhada entre as empresas que agora se organizam para formar o Ecopolo Industrial de Santa Cruz. 

De forma interativa, foram selecionados temas de maior interesse, conforme listado a seguir, sobre os quais definiu-se uma ordem de prioridades e um planejamento para 2003-2004. Alguns destes temas demandam investimentos, para os quais as linhas de financiamento disponíveis pelo Decreto Estadual n.° 31.339 de 04/06/2002 poderão ser de grande utilidade e conveniência.

As propostas a seguir devem ser consideradas uma referência para início dos trabalhos, necessitando maior detalhamento, inclusive com a indicação de metas a serem adotadas. As três primeiras foram consideradas pelas empresas como prioritárias e deverão receber tratamento diferenciado pela recém-criada Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da AEDIN. São elas:

Programa de Gestão Integrada de Resíduos e Coleta Seletiva

O objetivo principal deste programa é criar maiores e melhores destinações de resíduos entre as empresas, ampliando alternativas, identificando sinergias, otimizando a reutilização e a reciclagem, agregando valor ou reduzindo custos. 
Dentre as atividades que podem alavancar este processo destacam-se:

• Inventário de Resíduos do Pólo, incluindo quantidades, composição, e destinação mais provável.
• Seminário sobre coleta seletiva, estimulando as empresas que ainda não a empregam.
• Avaliar a viabilidade de estabelecer uma central de coleta e destinação de recicláveis no Ecopolo, inclusive com apoio do Governo Estadual e Prefeitura.
• Otimização do uso de matérias-primas por meio de maior eficiência nos processos e conseqüente redução de resíduos gerados.
• Análise de resíduos cuja aplicação possam substituir com vantagens econômicas e ambientais os recursos naturais equivalentes.

Intercâmbio Técnico-Científico e Gestão Ambiental mais Integrada entre Empresas

As empresas, isoladamente, têm diversos estudos e investem em educação ambiental, práticas de gestão e instalações de controle ambiental. O aumento do intercâmbio entre as empresas facilitará a busca de soluções tecnológicas pelas empresas através de experiências de outras.
Algumas propostas em discussão:
• Reuniões com visitas intercaladas entre as empresas participantes.
• Apresentação de cases nas reuniões ordinárias.
• Workshop técnico sobre assuntos específicos definidos pelos participantes do grupo.
• Contratação de estudo conjunto entre empresas para redução de custos.
• Convite a especialistas para apresentação de assuntos de relevância na área ambiental.

Estímulo à Instalação de Empresas que possuam Interação com as diversas Cadeias Produtivas

Esta é, sem dúvida, uma das prioridades mais sensíveis e que depende de maior contribuição do Governo do Estado e da Prefeitura, tanto na criação de condições de infra-estrutura como no estímulo de mecanismos financeiros e fiscais que possam atrair empresas engajadas nesta proposta. 
A partir do levantamento de necessidades ambientais das empresas participantes, serão identificadas outras atividades de interesse para a região com potencial de participar na solução das maiores lacunas existentes no atual ciclo industrial.

 

O ECOPOLO em números:

Área Toral: 18,6 km2
Empresas Participantes: 17
Geração de Empregos: 9760
Comunidades satélites: Santa Cruz, Campo Grande, Paciência, Bangu, Sepetiba e Seropédica.