Notícias

AEDIN - Uma Trajetória de Sucessos

Em 19.03.1980 — Aedin Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz e Adjacências, foi constituída. — Naquela época, foi notado que somando os interesses individuais de cada Empresa localizada no D.I., existiria o fortalecimento para defender as necessidades comuns de todas as Associadas, e também a fundamental necessidade de colaborar com as entidades públicas, no estudo e solução das questões, direta ou indiretamente relacionadas com os objetivos, desenvolvimento e funcionamento do D.I. Ao longo dos 36 anos de existência, os melhores talentos das associadas ocuparam cargos de Diretoria. — Somos pioneiros no Brasil, em diversos projetos, criados e desenvolvidos em Reuniões de trabalho, dentre muitos, destacamos 03 importantes projetos:

01 — SESMET CENTRALIZADO - criado em 1997 e regulamentado em 18.02.2000 pelo Exmo. Sr. Ministro do Trabalho Francisco Oswaldo Neves Dornelles. — Objetivos: Contemplar com eficiência as questões de saúde e segurança do trabalho. — O Sesmet centralizado é um serviço especializado, constituído por uma unidade organizada e integrada, composta por profissionais dedicados exclusivamente ao cumprimento de atribuições relacionadas a prevenção de riscos laborais. Esse projeto está instalado em nosso D.I., sito á Rua Nelson da Silva No. 534. — Neste empreendimento a Aedin conta com a parceria do SESI/RJ, que responde pelo planejamento e execução das atividades. — Este projeto, pelo sucesso alcançado, migrou para a Acecampe (Associação das Empresas em Duque de caxias) e também na Associação das Empresas da Fazenda Botafogo.

02 — P.A.M. - Plano de Auxílio Mútuo — Criado e desenvolvido em nossa área de ação com a finalidade de estabelecer diretrizes coordenadoras para o planejamento e atuação das entidades participantes do referido plano. Eventual Ocorrência de qualquer situação de emergência que possa resultar em sinistro no D.I., o P.A.M. disponibilizará equipamentos e mão-de-obra para auxiliar no que for necessário, O principal objetivo, é a proteção à vida humana, através de mobilização e/ou ações rápidas contra eventos acidentais.
O P.A.M. - atua em emergências com planejamento, conscientização e treinamento, para evitar ou restringir ocorrências desastrosas de qualquer natureza, de forma permanente.

03 — 1° ECOPOLO DO BRASIL - Foi criado pela Aedin em 17.09.2002, vindo para marcar um novo tempo. — Foi criada uma parceria com o Governo do Estado, através da FEEMA, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais. — A união é a palavra chave, que alicerça este programa e se desdobra no aproveitamento do potencial das sinergias entre seus participantes. — O programa do ECOPOLO colocou o Rio de Janeiro na vanguarda da gestão ambiental.

03 — Na Área Social - com participação direta das Empresas e nosso apoio, informamos que hoje estão implantados e em franco desenvolvimento cerca de 12 projetos.

04 — FUTURO - Em estudos para implantação, no próximo ano de 2018, um mega projeto de solidariedade social. “Bancos Sociais” — Uma metodologia de trabalho, que objetiva a inserção das entidades de classe, empresas, empresários e sociedade civil, com o objetivo de apoiar e fortalecer de forma eficaz as iniciativas do terceiro setor no combate à fome, à violência à miséria. Este projeto nos foi oferecido pela Fundação Gaúcha de Bancos Sociais. — Capitaneado pela “Fiergs” — Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

No Rio de Janeiro, a largada será dada pela nossa Associada Gerdau, que está apoiando sem restrições a divulgação do futuro projeto. O projeto utilizará dois importantes pilares, fartamente disponíveis no meio empresarial, que são: prestígio e o expertise dos empreendedores sociais.
E que Deus nos ajude!

Rio de Janeiro, 09 de Junho de 2016

Cláudio G. Farias
Secretário Executivo